Free Your Stuff

 

Este post é para comentar a experiência que tive recentemente com um grupo no Facebook chamado “Free Your Stuff – Porto Alegre”. A ideia do grupo é que as pessoas postem o que precisam ou o que têm para doar. No caso apenas para Porto Alegre, mas eu achei a ideia incrível e poderia ter para todas as cidades.

Porque a ideia do grupo é muito interessante, em promover um consumo mais colaborativo. Com o grupo, muitas coisas que seriam descartadas continuam sendo consumidas por mais tempo, por outras pessoas.

As impressões que eu gostaria de deixar registradas da minha interação com o grupo são as seguintes:

  • Mesmo as coisas com pouquíssimo valor para mim tinham pessoas interessadas. Por exemplo um conjunto para encadernação usado.
  • Serve para conhecer pessoas bacanas. Muitas pessoas pedem ou recebem doações para projetos sociais que elas organizam.
  • O processo de doação pode ser bem demorado e custoso, tendo que combinar as entregas com cada pessoa. Algumas doações se arrastaram por meses…
  • No grupo as pessoas utilizam basicamente 2 tipos de critérios para seleção quando tem muitas pessoas interessadas na doação: Quem pede primeiro; Quem busca primeiro. Eu utilizei o primeiro critério, porém ao longo do processo concluí que o segundo parece melhor, pois quem busca primeiro está mais interessado então provavelmente utilizará o item logo.
IMG_20170119_190351.jpg
Os itens doados, foi uma grande limpeza

Outras observações:

  • Minha experiência com pedir coisas no grupo não foi tão bem sucedida, não ganhei doação do que eu precisava.
  • Também já comprei algo especialmente para doar para alguém que pediu. Este é outro ponto bacana do grupo, além da questão do consumo mais colaborativo, também é possível ajudar quem precisa.
Deixe um comentário

